DICIONÁRIO DE ACORDES
Para você que está acessando este artigo pelo celular ou tablet, recomendo que estude pelo um computador ou notebook.
Pretendemos demonstrar aqui neste artigo as diversas formas de se executar o mesmo acorde no braço do violão ou guitarra, enriquecendo assim o vocabulário de violonistas e guitarristas iniciantes que não tem acesso a literaturas diversas nem a cursos de
teoria musical.
Nomenclatura:
Variações do mesmo acorde:
Existem diversas formas de se executar o mesmo acorde. Dependendo do local do braço o som produzido se encaixará melhor na música executada. Note também que o mesmoacorde pode receber nomenclaturas diferentes como a seguir C11+ que pode ser encontrado na forma C4+ (a 11 é a 4 uma oitava acima. Não se usa o 4 em acordes menores, mas o 11) ou na forma Em(5+)/add9/C ou ainda F#5-/add2/7/C (no3) ou mais complexo ainda como Gadd11/6/7M/C (no3) (no5). Mas o importante é que você consiga fazer os acordes eevoluir no estudo do instrumento. Quando tiver oportunidade, não hesite em estudar a teoria. Vale à pena saber interpretar os números que aparecemao lado dos acordes. Os acordes podem ser substituídos por outros que mantém um estreito relacionamento entre si. Ex.: C, C9, C6, C6/9, C7M, C7M(6), C7M(9).
Enarmonia:
Compare esses dois acordes C/E e Em(#5) e veja as semelhanças entre eles:
C/E
Em(#5)
Por isso é importante que você estude a teoria quando puder pra que possa desenvolver melhor o talento que Deus te deu e que um dia vai te pedir contas.
Se C/E = Em(#5), então podemos fazer uma relação de outros acordes que seguem a mesma lógica.
C (Em(#5)/C )
C# (Fm(#5)/C, G#4,6/C# (no3)(no5) )
D ( F#m(#5)/D )
D# (Gm(#5)/D)
E ( G#m(#5)/E )
F (Am/(#5)/F)
Usandos os acordes a seguir, faça a seguinte progressão: E – B7 – G#m – B7 – C#m – Emaj7 – Dmaj7 – G#m – A6, E6 – F# – C#7add11. Toque somente as cordas marcadas para tocar. As cordas com o X não devem ser tocadas.
F# (A#m/(#5)/F#)
Lembre-se de fazer exercícios de alongamento e relaxamento antes dos exercícios. Nunca continue a tocar se estiver sentindo dores nos nervos ou músculos. Pare, descanse e volte a treinar. Não treine por infinitas horas seguidas todos os dias, antes, estabeleça um critério de estudo com tempo definido. Antônio Carlos Martins, grande maestro e pianista, tido como o melhor intérprete de Bach do século XX perdeu os movimentos dos dedos por excesso de exercícios. Por isso, procure encontrar os acordes que soam melhor numa progressão conhecida. Sempre dá pra fugir do cruzamento com a melodia. Para isso, faça harmonizações usando outras dissonâncias utilizando acordes substitutos. Ex.: Adicione a 9, 6, 6/9, 7M, 7M(6), 7M(9) etc aos acordes e já terá resultados muito melhores do que ficar usando os mesmos acordes repetidos o tempo todo. Ouse, mas não exagere e use sempre o bom sensoe ouvidos.
G (Bm/(#5)/G)
G# (Cm(#5)/G)
,
A (C#m(#5)/A)
A# (Dm(#5)/A#)
B (D#m(#5)/B)
Cm (Gsus4/(#5)/C)
C#m (G#sus4/(#5)/C#)
Dm (Asus4/(#5)/D)
D#m (A#sus4/(#5)/D#)
Em (Bsus4/(#5)/E)
Fm (Csus4/(#5)/F)
F#m (C#sus4/(#5)/C#)
Gm (Dsus4/(#5)/G)
G#m (D#sus4/(#5)/G#)
Am (Esus4/(#5)/A)
A#m (Fsus4/(#5)/A#)
Bm (F#sus4/(#5)/B, Gbsus4/(#5)/B)